Sonho

Um dia meu conto haverá de se tornar mera ficção

Reflexões

Sonho

Um dia meu conto haverá de se tornar mera ficção

Publicado em 03 de fevereiro de 2005 por Olegario Schmitt

Vitória!

Após mais de cinco anos de briga, o destino da chimpanzé Dolores, de 8 anos, foi decidido. No dia 19 de janeiro, a justiça concedeu ganho de causa à ONG Aliança Internacional do Animal (Aila), que entregou Dolores à organização internacional The Great Ape Project (GAP – Projeto de Proteção dos Grandes Primatas).

A briga pela guarda de Dolores se estende desde 1999. A chimpanzé pertencia originalmente ao Circo Di Napoli, onde sofria maus-tratos e vivia sob condições inadequadas, segundo a Aila.

O circo foi autuado pelo IBAMA e obrigado a entregar seus animais para instituições e zoológicos. Dolores foi recolhida pelo Beto Carrero World, onde passou por uma recuperação. Com a decisão da justiça, o animal foi levado do parque, que fica em Penha, Santa Catarina, para o Santuário dos Chimpanzés, em Sorocaba, São Paulo.

De acordo com Pedro Ynterian, biólogo responsável pelo GAP no Brasil, Dolores sofreu muito e ainda está em recuperação. “Ela chegou quase morta no Beto Carrero. Eles a recuperaram, mas ela ainda necessita de cuidados específicos. Estava depressiva e com bronquite crônica”, diz Ynterian. A chimpanzé está de quarentena para receber todos os cuidados.

A porta-voz da ONG Aila, Ila Franco, comemorou a decisão de justiça: “Estamos muito contentes. O Brasil está ampliando a conscientização para a causa animal”.

Fonte: Folha de São Paulo

Leia o conto que, sonho, haverá de se tornar um dia mera ficção.

Você pode deixar sua opinião registrada

Seu ponto de vista é importante. A reação do leitor é um termômetro valioso para o autor.

Contribua com sua opinião

Designed by