O Sistema

“A culpa é do Sistema”, disse a funcionária pública à velhinha caquética da fila do INSS.

Reflexões

O Sistema

“A culpa é do Sistema”, disse a funcionária pública à velhinha caquética da fila do INSS.

Publicado em 14 de junho de 2004 por Olegario Schmitt

O Sistema, que serve para regular a ação das massas, está contra os desajustados.

O Sistema, consumista por natureza, adquire o produto do desajuste, desde que travestido e adaptado a ele, e o assimila.

Uma vez assimilado pelo Sistema o produto do desajuste passa a ser Cultura.

A Arte Livre, aquela não-engajada ao Sistema, não obedece regras ou leis e, por isso, está voltada contra ele. “A arte livre está voltada contra ele”Do ponto de vista dele, a Arte Livre é Contra-Cultura. Contra-Cultura será então toda Arte que não pode ser assimilada por ele porque não ajustada e deverá ser aniquilada através da opressão.

Como sou artista, entendo que a Cultura inserta no Regime é a verdadeira Contra-Cultura e que, anulável, não tem nenhum valor.

Mas como tento, mesmo que inconscientemente, me travestir e me adaptar ao Sistema, isso faz de mim um hipócrita, não tendo eu também nenhum valor senão aos olhos do Sistema.

Alguns artistas, seguindo na contramão do Regime, passam a ser considerados marginais. Outros, por questioná-lo, foram presos, pois ele se mantém através da opressão e da corrupção do pensamento. Este, ao não seguí-lo, torna-se anárquico e corre o risco de ser aniquilado.

O Sistema, além de “O Sistema auto-anula-se continuamente”oprimir o pensamento da massa, auto-anula-se continuamente, pois essa é a sua Lei de Conservação. O Sistema reinventa-se constantemente através da própria destruição, assim permanecendo intacto. Sim, é contraditório, mas é a contradição o que rege o Sistema.

Tráfico de influências e politicagens não são desajustes, do ponto de vista dele. Traficantes e políticos fazem parte das suas entranhas, contribuindo para que ele não sossobre, pois é a corrupção de valores o que permite sua sustentação.

O Sistema é apenas mais um dos embustes sociais: aquilo que intrinsicamente rege a massa está ao mesmo tempo contra ela e, por isso, o que acontece de ruim no mundo e na vida das pessoas, é tudo culpa do Sistema.

Você pode deixar sua opinião registrada

Seu ponto de vista é importante. A reação do leitor é um termômetro valioso para o autor.

Contribua com sua opinião

Designed by