Absolutamente!

É absolutamente importante que você compreenda isto

Reflexões

Absolutamente!

É absolutamente importante que você compreenda isto

Publicado em 07 de julho de 2005 por Olegario Schmitt

Absoluto é adjetivo designado pelo Aurélio como sendo aquilo “que não depende de outrem ou de uma coisa; independente; que não tem limites; sem restrições; irrestrito, infinito; diz-se de um Estado ou de um governo em que o poder soberano reside no chefe; soberano; não sujeito a condições; incondicional; superior a todos os outros; único, firme; que não admite contradição; incontestável; pleno, completo, cabal”;

absolutamente (ou em absoluto) significa ao mesmo tempo completamente, totalmente e de modo nenhum; absolutamente não; absolutamente.

Como absolutamente advém de absoluto, e absoluto é incondicional, incontestável, como é possível que essa expressão tenha dois sentidos diversos ao mesmo tempo?

Por exemplo, no diálogo

— Você é feliz?
— Absolutamente.

o sujeito é feliz ou não?

A diferenciação entre o sentido negativo e o positivo da expressão absolutamente encontra-se, além de no “Absolutamente sim ou não, eis a questão”contexto, perigosamente no tom de voz empregado e em qual ponto da palavra encontra-se a ênfase vocal (sutil demora na vocalização). Por exemplo: quando diz-se absolutamente com ênfase na sílaba lu a expressão significa absolutamente sim, no entanto, quando a ênfase está na sílaba men, significa absolutamente não.

Como a palavra escrita não é acompanhada dessa ênfase vocal, sua utilização é extremamente perigosa sem o auxílio de advérbios (como sim ou não) ou de adjetivos (feliz).

De qualquer forma, o sentido negativo dessa expressão pode ser considerado errôneo, uma vez que absolutamente — lembre-se: derivado de absoluto — por já ter o sentido de sim na totalidade deveria significar apenas completamente sim e jamais completamente não. Assim sendo, é preferível não utilizá-la: de absoluto absolutamente não tem nada.

Você pode deixar sua opinião registrada

Seu ponto de vista é importante. A reação do leitor é um termômetro valioso para o autor.

Contribua com sua opinião

Designed by