Cathédrale de Strasbourg

A quarta mais alta do mundo

Especiais

Cathédrale de Strasbourg

A quarta mais alta do mundo

Publicado em 24 de fevereiro de 2009 por Olegario Schmitt

Panorâmica da Cathédrale de Strasbourg

Local: Cathédrale de Strasbourg
Data: 24/02/2009
Cidade: Estrasburgo/França


Catedral das mais interessantes que já vi, apesar de seu visual bastante sinistro, provavelmente fruto do pensamento religioso existente à época em que foi construída. Concluída no século XV, reflete perfeitamente essa tempo de perseguições religiosas e intolerância por parte da Igreja Católica.

Seu aspecto é intimidador, fazendo com que os visitantes se sintam diminuídos, oprimidos ante a imponência gótica da construção, que ao mesmo tempo amedronta e fascina.

O Relógio Astronômico é algo muito curioso, não apenas pelo detalhamento de sua construção e por sua altura (18 metros), mas também pelos carrilhões (esculturas móveis) que a cada 5 minutos saem para dar um passeio. Além de marcar os anos bissextos, também exibe os equinócios e diversas outras informações astronômicas. Ah, sim, e também marca fielmente as horas (relógio construído por suíços).

Outra coisa estonteante é a Cruz Missionária, no transepto da catedral. Exibe um imenso Cristo crucificado dos mais belos. Aos seus pés, esculturas com seus rostos tomados pela dor e sofrimento, provavelmente representando os apóstolos (fiquei tão impressionado com o Cristo que nem prestei muita atenção neles).

De forma geral, o que mais impressiona é mesmo a altura da igreja — a 4ª mais alta do mundo — e o nível de detalhamento da construção: de cima a baixo, ao longo dos seus 142 metros de altura, uma miríade de seres que vai desde apóstolos e santos os mais diversos, bispos, papas, até cães, grifos e outros seres mitológicos.

Se eu fosse ateu, vendo isso tudo me postaria imediatamente de joelhos!

Você pode deixar sua opinião registrada

Seu ponto de vista é importante. A reação do leitor é um termômetro valioso para o autor.

Contribua com sua opinião

Designed by